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domingo, 17 de maio de 2009

Estação E2M2-S - nosso projeto

Projeto de Instalação da Estação Multimídia – E2M2-S

Curso Mídias na Educação – Módulo 6 – Gestão Integrada de Mídias
Atividade 1 – Etapa 2
Tutora: Ticiana Donato

Equipe: E2M2-S

Integrantes: ANA MARIA RODRIGUES DA SILVA
EDILSON LEITE RODRIGUES
EUVALDO EVANDRO CARNEIRO MARTINS FILHO
MARIA DO CARMO VIEIRA SUCUPIRA
DOMINGOS SÁVIO SOARES FELIPE

Projeto: Estação E2M2-S

Séries em que o projeto será desenvolvido: 4ª às 9ª séries do Ensino Fundamental

Temas a abordar: Estação multimídia para produção e transmissão de trabalhos de áudio e vídeo

Mídias Disponíveis para integrar: TV, vídeo, internet, rádio, mídias impressas e escritas.

Objetivos (resumo): criar uma estação multimídia para transmitir (nas dependências da escola e na internet), trabalhos produzidos pelos alunos e membros da comunidade.

Metodologia (resumo):
- Selecionar através de concurso, uma equipe que atuará nas diversas áreas de produção, como: redação (elaboração de textos, programação da emissora, etc.), locução, operação de equipamentos de áudio e vídeo (mesa de som, microfones, amplificador, gravador digital, computadores, internet, micro-systems, etc.). Essa equipe atuará nos contra-turnos da escola.
- Criar uma página na internet para publicar os trabalhos produzidos pela Estação.
- Criar uma rádio escola para a transmissão, nas dependências da escola, da programação diária da Estação.
- Inserir no currículo das aulas um espaço para as atividades da Estação.

Resultados esperados: melhoria na escrita e na leitura; integração entre a comunidade escolar; resgatar o espaço escolar, trazendo o aluno de volta a escola; tornar as aulas mais atraentes ao aluno.

Tempo previsto para conclusão: o tempo para a implantação e início do funcionamento da Estação será de 30 dias, pois engloba seleção, treinamento dos operadores dos equipamentos, locutores e outros.

Critérios de avaliação: todos os padrões adotados para se avaliar os resultados do presente projeto, só atingirão a eficácia se houver engajamento de todos àqueles envolvidos na empreitada, portanto, o resultado final depende da presença e do interesse do aluno nas atividades cotidianas da Estação.

Forma de socialização das produções: as tarefas serão executadas em grupos distintos (produção textual, produção de áudio e vídeo), mas integrados entre si, no momento de elaborar, executar e transmitir a programação diária.


Projeto de Instalação da Estação Multimídia – E2M2-S

Identificação da Escola:

- Nome: Escola de Ensino Fundamental Centro Educacional Dom Hélio Campos
- Endereço: Rua São Raimundo, 199 – Bairro N. Sra. das Graças - Fortaleza – Ceará
- Telefone / Fax: 3101-2264
- E-mail: dhcampos@escola.ce.gov.br
- Quantidade de alunos: 492 alunos, distribuídos entre a 4ª e a 9ª séries do Ensino Fundamental
- Quantidade de professores: 27 professores, sendo seis no centro de multimeios e um no laboratório de informática.
- Dependências da escola: 13 salas de aula, laboratório de informática, sala de vídeo, biblioteca, sala de leitura, auditório, quadra poliesportiva coberta e ampla área arborizada.

Desafios Associados ao Projeto:

- Elevar a qualidade de ensino da Escola, com ênfase na aprendizagem do aluno, tornando, através da informática e suas tecnologias o ambiente escolar mais atrativo, reduzindo a evasão escolar e o analfabetismo digital.
- Provocar uma maior aproximação do aluno com o professor e os demais segmentos da Escola, mostrando assim, a eficácia do uso de mídias diversas como instrumentos de apoio ao aprendizado.

Apresentação do projeto

O projeto trata da implantação de uma rádio escola e uma estação de transmissão, pela internet, de arquivos gerados pelas diversas produções da rádio escola. Essa estação multimídia irá transmitir sua programação através de caixas de som, devidamente distribuídas pela área interna da escola e também pela internet utilizando podcast.[i]

Nome do Projeto: E2M2-S

Objetivos

- Criar a rádio, veículo que trará maior integração entre a escola, o aluno e a comunidade.
- Utilizar essa mídia como ponto de apoio e de divulgação de textos produzidos pelos alunos (prosa, poesia, entrevistas, notícias, etc.), que serão lidos no decorrer da programação, desenvolvendo assim, o gosto dos alunos pela atividade de produção textual, a leitura, promovendo também um aluno desinibido, com boa dicção.
- Sensibilizar o corpo docente e discente ao uso da rádio-escola como ferramenta de ensino aprendizagem.
- Trabalhar a linguagem oral e escrita, a socialização e o senso crítico do educando.
- Mostrar a importância desse recurso para o processo de desenvolvimento das habilidades e das descobertas de talentos.
- Reconhecer os recursos de mídias que a escola dispõe atualmente e suas funcionalidades no processo ensino aprendizagem.

Público Alvo:

Alunos, professores, gestores, funcionários e a comunidade escolar.

Abordagem Pedagógica:

A criação de uma estação de transmissão de informações no ambiente escolar, abrange toda a comunidade escolar. É comum ainda vermos professores ou gestores se intimidarem diante de algum artefato tecnológico, como por exemplo, o computador. Agora imaginemos esse computador “plugado” em um potente amplificador, dissipando sons armazenados em seus dispositivos de memória?

Os professores de Português, principalmente, terão a oportunidade de criar aulas, programá-las e divulgá-las através da rádio. As aulas deverão atrair a atenção do aluno, pois os mesmos estarão criando roteiros para a exibição de músicas, notícias de interesses da comunidade escolar, entrevistas com pessoas ligadas ao meio, sem contar que também terão a oportunidade de lidar com equipamentos de áudio, como amplificadores, equalizadores e o computador.

O rádio desde que foi criado nos primeiros anos do século passado, nunca perdeu o seu pedestal e ainda desponta como a mídia de maior aceitação e simpatia entre a população. Partindo dessa premissa que resolvemos criar o presente projeto, associando essa simpática mídia aos conteúdos abordados em sala de aula, que não serão somente àqueles voltados para a disciplina de Português, mas de todas as outras, pois estamos tratando de uma poderosa mídia, que se “encaixa” muito bem em qualquer disciplina, mesmo aquelas voltadas para as áreas de ciências exatas.

Mídias utilizadas:

- Computador com kit multimídia
- Impressora
- Micro-system
- Caixas amplificadas
- Mesa de som com 6 canais
- Caixas de som
- Microfones
- Cd’s e dvd’s
- Gravador digital
- Câmera Digital

Ações Preliminares:

- Criar um cronograma de trabalho.
- Edital para o processo de seleção dos alunos que irão compor o quadro funcional da Rádio Escola.
- Concurso: escolha do nome da rádio; escolha dos alunos para quadro técnico: locução, edição, operação de áudio, etc.
- Capacitação do quadro técnico da rádio (contínua), com certificação.

Ações a serem realizadas:

- Elaborar programação diária da emissora;
- Criar uma escala de trabalho e funcionamento da rádio;
- Escolher e capacitar alunos e professores para atuarem como locutores e técnicos de áudio;
- Escalar entre os locutores e técnicos (já devidamente capacitados), para, em caráter rotativo, desenvolverem as atividades pertinentes à rádio nos três turnos da escola;
- Produzir material em sala de aula para ser exibido na programação diária da rádio.

Obs.: O material produzido será diversificado, podendo ser textos em forma de notícias, entrevistas ao vivo ou gravadas, ou até mesmo a divulgação do cardápio da merenda escolar do dia. Todo esse trabalho poderá ser também, dentro das exigências da programação, fotografado ou filmado.


Referências bibliográficas

MEC/SEED (1996). Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de
Educação à Distância. Programa Nacional de Informática na Educação. Brasília, 06/nov/96; ou http://proinfo.mec.gov.br/

Almeida, Fernando J. (1987). Educação e Informática: Os computadores na escola.
SP, Cortez.

Fischer, J., Tafner, M. A., A Utilização do Computador no Processo Ensino
Aprendizagem . In: Dois Pontos . N.36 – Pág. 86 – 89. Belo Horizonte:
Pitágoras, 1998

Lima, Gielton de Barros. Informática na Escola. In: Dois Pontos. N. 29- Pag. 75
– 81. Belo Horizonte: Pitágoras, 1996.

Programa de Formação Continuada Mídias na Educação – Módulo Introdutório Integração
de Mídias na Educação, Módulo Básico Informática, Módulo Básico TV e Vídeo, Módulo
Básico Rádio, Módulo Básico Material Impresso e Módulo Gestão Integrada de Mídias,
SEED/MEC, 2008/2009.

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[i] Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, víde, foto, etc.) pela internet, através de um Feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automatico do conteudo de um Podcast.
A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting - e broadcasting (transmissão de rádio ou tevê). A série de arquivos publicados por Podcasting é chamada de Podcast. O autor (ou a autora) de um Podcast é chamado(a) Podcaster. (fonte: Wikipédia)



2 comentários:

Anônimo,  26 de maio de 2009 às 15:16  

Sensacional!!!!!!!!!!!!!!. Turma! Perfeito! Profª Maria do Carmo.

Anônimo,  26 de maio de 2009 às 16:28  

Ela está demais! Vale a pena conferir.Ana

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